Já ouvi muitos dos meus clientes e alunos dizendo: “Tenho uma grande ideia de aplicativo. E agora?”. Alguns acham que a ideia é tão boa e tão valiosa que tem até medo de falar para outras pessoas.
Você precisa entender que para fazer um aplicativo diferenciado, não basta ter uma boa ideia. Isso na verdade é só a primeira etapa.
Basta ter uma grande ideia?
Achar que vai ter sucesso por ter uma ideia é como uma pessoa que quer ser um grande jogador de futebol e acha que vai conseguir por que acabou de comprar uma bola.
O ponto é, você precisa de uma bola para jogar o jogo. Para ser um bom jogador você vai precisar dominar bem a bola. Mas não é a bola em sí que vai fazer você ser um grande jogador.
Captou a ideia? É a mesma coisa no caso dos aplicativos. Ideias são importantes, mas não é a ideia em si que vai fazer o seu aplicativo dar certo. É necessário bem mais do que apenas ter uma ideia.
A ideia, na verdade, é apenas o primeiro passo de uma longa jornada.
Nós inclusive falamos um pouco sobre isso no artigo “Os 5 passos antes de publicar seu aplicativo“. Mas nesse vamos tratar de alguns outros aspectos.
Nós vamos ver 5 etapas que você precisa fazer para poder colocar em prática aquela sua ideia que você sabe que vai dar certo.
Fase pré-desenvolvimento
Coloque tudo no papel. O que você pensa sobre o projeto?
Por exemplo, como serão as telas, o layout. Quais cores você vai utilizar? Qual é o objetivo? Qual é o público alvo?
Pergunte-se: Como ele vai funcionar na prática? Vale a pena ou não continuar com o projeto? Existe algum aplicativo que já faz isso? Alguém já teve essa ideia porém pode não ter sido algo rentável?
Não ter um aplicativo que faça o que você idealizou nem sempre é algo positivo. No geral, os melhores modelos funcionam levando em conta o que já existe no mercado.
Lá no nosso curso criando aplicativos do zero e fácil nós entregamos um “mapa de desenvolvimento” que é uma série de perguntas que vai ajudar você a analisar sua ideia.
Desenvolvimento
Se na fase inicial você viu que sua ideia é realmente interessante e muito provavelmente será rentável, então chegou a hora de começar a desenvolver seu projeto na prática. Para isso você tem algumas opções:
1. Contratar um desenvolvedor
Se sua escolha for contratar, você não terá o trabalho de fazer. Ele vai lhe entregar o aplicativo totalmente pronto. A parte negativa são os altos custos, que giram em torno de R$ 5.000,00 até R$ 100.000,00 dependendo do projeto. Sim, não é barato!
2. Tentar usar uma plataforma pronta
Existem hoje no mercado algumas plataformas prontas, em que, “reza a lenda”, você fará seu aplicativo em 5 minutos. Os planos gratuitos costumam ser apenas um chamariz para planos pagos, que entregam uma experiência amadora.
Sinceramente, você consegue fazer pouca coisa nessas plataformas. Olha que já testei várias!
E vamos pensar com clareza: Será que você vai mesmo ter o resultado desejado com uma ferramenta que faz algo em 5 minutos? Será que uma ideia rentável vai sair de uma plataforma que qualquer pessoa consegue usar? Como seria bom se as coisas fossem simples assim.
3. Aprenda a criar você mesmo o aplicativo
Fazer um aplicativo pode ser uma experiência bem interessante. Primeiro, pelo desafio de aprender algo novo e outro por ficar exatamente do seu jeitinho. Não ter que ficar na mão de um desenvolvedor pode ser uma vantagem estratégica muito grande para seu negócio. Sem falar na economia, afinal, aprender é muito mais barato do que contratar.
Outra coisa que muitos esquecem é que, se você deseja realizar algo bem estruturado e profissional, com o tempo isso irá exigir manutenção e alterações. Você vai ficar pagando um desenvolvedor a vida toda?
Isso pode ser facilmente resolvido, se você decidir sair um pouquinho da sua zona de conforto e se mexer um pouco. Em pouco tempo de estudo você pode ser capaz de fazer projetos muito legais, tanto para você como para clientes.
Então, procure um curso na área que vai te ensinar de maneira prática e didática. Principalmente se tiver como mentor alguém que já trabalha na área a anos. Um dos melhores cursos online de desenvolvimento de aplicativos é o nosso treinamento o Criando Aplicativos do Zero e Fácil.
Fase de Testes
Beleza, aplicativo pronto. E agora?
Você vai precisar verificar os bugs (erros) que existem no seu aplicativo para satisfazer seu usuário final.
Teste, teste, teste e teste mais um pouco. Essa etapa é muito importante para não “queimar o seu filme”. Uma vez lançado é mais difícil sair atrás do prejuízo.
Sugestão: Envie seu aplicativo para amigos e parentes, peça um feedback deles, se há algo que poderia adicionar no App ou até mesmo retirar. Com base nisso você pode alterar muitas coisas.
Publicação
Mas em que plataformas você deseja que seu App esteja disponível?
Isso deve estar definido desde a fase de pré-desenvolvimento. Atualmente cerca de 87% dos aplicativos usam Android no Brasil. Por volta de 12% usam iOS e ainda 2% outros sistemas.
Por exemplo, você pode conferir isso em tempo real acessando o site StatCounter Global. Sua estratégia para qual sistema operacional publicar pode fazer muita diferença nos resultados.
Então, defina para qual plataforma irá publicar. Agora é hora de disponibilizar seu app para o mundo!
Se você for fazer para Android irá ter que desembolsar a licença de desenvolvedor que custa U$ 25,00 (vinte cinco dólares), que são pagos apenas uma vez na vida. E se for para iOS custa U$ 99,00 (noventa e nove dólares) que devem ser pagos todos os anos.
Pós Lançamento
Então muito bem. Aplicativo lançado. Agora é só esperar o dinheiro cair na conta, certo? Errado!
Pelo contrário, agora que o trabalho de verdade começa. Não adianta ter o melhor aplicativo do mundo inteiro, se ninguém sabe que ele existe. Você vai precisar divulgar ele. Como você pode fazer isso?
Marketing Local
Por exemplo, para fazer seu aplicativo se tornar conhecido aos seus possíveis clientes você pode organizar uma demonstração pública, num lugar bem movimentado da sua cidade, como um shopping.
Juntamente com essa estratégia você tem uma outra opção, que é fazer parcerias com lojistas e comerciantes.
Da mesma forma, o bom e velho panfleto também pode dar muitos resultados, principalmente em cidades menores e pequenos centros urbanos.
Anúncios Pagos
Por exemplo: Google Ads, Facebook Ads, e anúncios patrocinados na Google play são algumas formas de publicidade paga que podem dar resultados mais rápidos. Dependendo do nicho e da função do aplicativo o retorno pode ser muito bom.
Propaganda gratuita
Publicidade gratuita é sempre bem vinda não é verdade?
Então use todos os meios disponíveis para atrair público para seu app, recém lançado. Então, use o Facebook, WhatsApp, Instagram, Youtube e todos os meios possíveis para tornar conhecido seu aplicativo.
Ao mesmo tempo não esqueça, que para isso funcionar, você precisa gerar conteúdo de valor sobre o assunto que seu app resolve.
Por exemplo: Mostrar como seu aplicativo resolve determinado problema; Como o serviço oferecido no aplicativo é de beneficio para sociedade; Artigos em um blog com assuntos relacionados a esse seu aplicativo.
Conclusão
Enfim, ter uma boa ideia é apenas o primeiro passo. Então, longe de ser a solução definitiva essa é o primeiro passo apenas.
Em conclusão, se você tem desejo de colocar sua ideia em prática e até mesmo poder fazer aplicativos como fonte de renda, recomendamos que você dê uma olhada no nosso curso criando aplicativos do zero e fácil .
Nós já ajudamos centenas de alunos em mais de 7 países a terem seus projetos publicados. Iremos dar todo auxilio que você precisa para alcançar seu objetivo de ter seu App pronto e publicado.
Conte conosco!